Auto sabotagem, você também pratica.

13:39

As vezes você começa a questionar as coisas que acontecem a sua volta. Não por que não ache correto ou por que tenha duvidas. As vezes nos questionamos pela simples mania de nos testar. Será mesmo que é isso que eu quero? Por que suporto isso? Será que isso me faz bem? As vezes esses testes nos mostram que por ventura ou capricho tomamos decisões erradas. As vezes não, as vezes apenas afirmam o quanto estamos no caminho certo mas temos a mania de nos auto sabotar, de nos auto julgar por não seguirmos o padrão esperado.


O que lhe impede de ser feliz com sua escolha? Fulano e ciclano pensarem de outra forma? Você cria duvidas se esta certo por que simplesmente se viu tomando uma decisão que julgava jamais tomar?! Mas se te faz feliz, qual o problema? Por que não  pode assumir um amor a distância? Por que a maioria acha coisa de adolescente e que não da certo? Por que não pode acreditar que aquela carreira não muito conhecida vai te dar um futuro brilhante? Por que nenhum parente teu próximo, ou amigo conhece tal profissão e te diz logo de cara que não vai dar grana?! Por que não vai mais fazer aquela viagem? Por que ouviu muitas vezes que é loucura deixar tudo pra trás?

Por que temos medo de assumir uma escolha quando ela vai contra a maioria das opiniões alheias? Por que temos tanto medo de sermos julgados, loucos, errados, sonhadores por escolher algo fora do padrão? Por que? Me peguei pensando nisso por esses dias, não acho que tenho que ter vergonha de assumir minhas escolhas, se não tenho vergonha de assumir minhas fraquezas e meus erros, meus medos. Nada garante que ser um bom analista de sistemas vai me dar um futuro brilhante, assim como nada me garante que vender arte na praia não vai me dar. Então por que  a coragem de arriscar em um e o medo de outro? Por que ouvi dizer que um ou outro não da futuro? E se comigo der? E se comigo tudo for diferente?

E se um romance a distancia me render filhos? Casamento? Bodas de vinho? Só por que fulano não teve sorte eu também não vou ter? Tenho sido meu maior obstaculo, tenho me auto-sabotado e confesso mudar isso em minha mente não anda sendo fácil. Mas dias atras andei percebendo que não sou o único, que as pessoas tem esse costume de duvidar de si, de sua própria capacidade e com isso ir no mais fácil, no que deu certo pra fulano e pra ciclano, e não o que lhe enchem os olhos, não na escolha que lhe fariam mais felizes, independente de dar certo ou não. Percebi que a maioria dos seres humanos se auto sabota desde pequeno.

E por isso me senti no dever de compartilhar aqui o que aprendi a me perguntar a cada sessão de análise, não é fácil lidar com depressão. A sensação de fracasso quando nos esforçamos para fazer algo simples pra uns e pra nós da errado é horrível. É frustrante vermos que não conseguimos coisas que aos olhos da maioria é fácil, simples e não entendem por que pra nós pesa tanto.
Me pergunto a cada sessão, o que você escolheu pra você te faz feliz? E se não faz é por que você ouviu que esse tipo de coisa não trás felicidade ou não te faz feliz por que não é tua escolha? O que você faz pra ser feliz? Você consegue reconhecer a felicidade nas tuas coisas, na tua vida? Consegue ver que felicidade é algo simples?

Não é fácil, você não vai se dar conta se é ou não feliz de uma noite pro dia, você não vai aprender a ver e fazer as coisas de outra forma da noite pro dia, acredite eu aprendo a cada dia, dia após dia e ainda sinto que não aprendi nada. Por que nós temos a cultura de esperar uma felicidade utópica, magnifica e plena  e deixamos de ver que ser feliz é questão de ser e podemos ser sim com pequenas coisas, gestos, situações. E essa cultura que nos foi imposta de que ser feliz e bem sucedido e ser assim ou ser assado caso contrário você é um fracassado, nos cega para o óbvio. Não é fácil, mas diante de toda essa reflexão que as vezes me perco de uma certeza eu tenho, não pretendo desistir, do que muito menos de quem eu sei que me faz feliz! E você?

Talvez você goste de:

6 comentários

  1. CARACA, QUE TIRO!!
    Depois desse texto a única pergunta que vem em minha cabeça é: "por que você não segue os teus desejos?". E não consigo achar uma resposta.
    Obrigada por esse texto, migo!

    https://leticiaeostreze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é por que nós mesmos somos nossos obstáculos!Obrigado eu pela visita!

      Excluir
  2. Muito bom o texto, você tem toda razão, as vezes acho que sou minha pior inimiga na hora de tomar decisões, já começo a achar coisas mesmo que ninguém tenha me dito nada.
    Você escreve muito muito bem ♥
    Devaneios Adocicados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, acho que todo mundo faz isso rsrss Muito Obrigado!

      Excluir
  3. Os seus questionamentos são muito pertinentes. Como disse uma vez em um texto meu: "Ele era feliz, pelo menos até descobrir que não era". Realmente não é fácil identificar a natureza dos nossos pensamentos. Como ter certeza se temos receio de fazer algo porque alguém nos disse que não seria adequado ou porque simplesmente temos receio daquilo que desconhecemos ou nunca tentamos? O limite entre essas diferenças é tênue e nem sempre fácil de identificar. Entretanto penso que se não conseguimos saber a fonte da nossa insegurança ou incerteza, podemos ao menos nos perguntar: "por que não?". Por que não tentar? Por que não entrar nesse relacionamento? Por que não tentar essa carreira? Não temos garantia de nada e nunca teremos! Sabemos apenas que temos um curto tempo para viver e experimentar e aproveitar ao máximo aquilo que a vida nos oferece. E se tentarmos e der errado? Tentamos de novo ou tentamos outra coisa! Recomeçamos. Reescrevemos a nossa história! E como digo: "Não se entristeça! A brevidade das coisas não retira delas a sua beleza".

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso!!! Parabéns pelo seu modo de se expressar, certeza que conquista muita gente, assim como me conquistou. Quando eu era pequena, sempre comentava com as pessoas que eu queria ser cozinheira, e como sempre vinha os comentários negativos "isso não é vida pra ninguém" "vai passar fome, não dá dinheiro nenhum" cresci, e continuo apaixonada por cozinhar, mas mudei de opção de faculdade, e como sempre... tudo as pessoas criticam. Então parei de me prender aquelas opiniões negativas e decidi que vou seguir os meus próprios conselhos. Mais uma vez parabéns! Você é demais!
    www.charmedemenina34.blogspot.com

    ResponderExcluir