O Fabuloso caso de Isabella M.Basso

09:30

"Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir, tenho muito pra contar, dizer que aprendi. E na vida a gente tem que entender que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri."

Uma certa vez me perguntaram como eu me sentia tendo três mães, confesso que me sinto o cara mais amado, protegido e abençoado do mundo embora a vida tenha me pregado algumas peças e rasteiras que insistam em me mostrar o contrário. Mas por que? Vocês já viram como é o olhar de uma mãe? Como uma mãe tem super poderes e mutações incríveis como se não fossem desse mundo? Imagina todo esse amor imensurável, essa super proteção, essa resilência, esse carinho e empatia que em mães já são completamente  em níveis absurdamente maiores por seus filhos, multiplicado por três. Eu só tenho a agradecer.

Com uma delas, a que me gerou, planejou, desejou e me trouxe ao mundo eu passei 10 anos da minha vida, e hoje é sobre ela que eu venho falar. Isabella as vezes Isa mas muitas vezes bela foi a mulher que mais me ensinou sobre resiliência sobre "ser feliz". Foi a pessoa que me fez aprender que felicidade é só uma questão de ser e que o que esta a sua volta não pode nem deve interferir em como você se sente.


Eu me lembro muito dos dias com ela embora fosse bem novinho na época. Sou filho único mas nunca me senti uma criança sozinha, me lembro nas inúmeras brincadeiras que ela inventava pra brincarmos juntos no quintal ou até mesmo no chão frio da sala de casa. Vi naquela sala aquela mulher muitas vezes ser pirata, ser dragão, vi ela virar fada e ser princesa mas até hoje ela é minha rainha.

Aos meus 5 anos ela em um desejo absurdo de ser mãe novamente descobriu a leucemia, não encarava a doença como uma interrupção de um sonho mas sim como mais um obstaculo que ela teria que vencer.  Vi aquela mulher apesar das debilidades e das limitações que a quimioterapia causavam não deixar um dia se quer de sorrir. E não, não era um sorriso forçado ou aquele sorriso mascarando a dor que só quem não a conhecesse acreditaria. Ela realmente, sorria! Ah aquele sorriso leve era e é bálsamo pra minha alma,  leve,  envolvente,  como posso dizer?! Fabuloso! Por que era mesmo como uma fábula, um conto de fadas, algo inexplicável e surreal. Era o farol pra um mundo só dela, o mundo onde era ela a rainha e sua delicadeza e leveza só mostravam o quão forte ela era.

E pude ver sua vaidade ser afetada ao longo das químios intermináveis, a queda de cabelo a falta da sobrancelha a tornear o rosto. Mas eu nunca a vi deixar de sorrir. Eram todas as manhas um ritual, diante do espelho ela se olhava como se visse a mulher mais linda do mundo, sorria, escolhia uma roupa que a fizesse se sentir bem e um lenço. Ora usava como um turbante, ora como um rabo de cavalo em forma de lenço, ora me enroscava neles pra não me deixar escapar de seus beijos.  Mas o acessórios mais bonito sempre foi o seu sorriso.

Isabella fabulosamente foi Feliz, mesmo vendo seus sonhos irem ao chão, mesmo vendo a batalha que estava por vir, mesmo sabendo dos riscos que corria, ela sorria. Inexplicavelmente ela sorria e hoje eu não sei como é não lembrar dessa mulher ou não pensar em tudo que aprendi sem sorrir.

Embora muitos pensem que o caso é triste, eu acredito que triste é não entender o que esse caso diz. Que embora o mundo seja um lugar sombrio algumas vezes, embora tudo pareça tão pesado em outras, você escolhe pelo que sofre e pelo que ri. E não tem melhor escudo ou lanterna nesse mundo, que um sorriso.


Talvez você goste de:

6 comentários

  1. Que texto lindo, Thalles!
    Sua mãe deve ter sido uma pessoa maravilhosa!
    Tenho certeza que ela sente muito orgulho da pessoa que você é se torna a cada dia.
    Hoje eu também aprendi com a sua mãe que "felicidade é só uma questão de ser e que o que esta a sua volta não pode nem deve interferir em como você se sente".
    Tô emocionada, de verdade.

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que eu sempre venho por aqui, eu teria me esquecido de ver o post quando o vi no facebook.
    Mas eu quero lhe agradecer por dividir isso, agradecer porque você tem toda a razão do mundo. As meninas acham que eu deveria escrever um livro, mas sabe que eu acho que você quem deveria? Obrigada por hoje ter me arrancado lágrimas de felicidades, justamente por eu ter tido a chance de ter conhecido você.
    E também por essas palavras terem mexido profundamente onde você ocupa a maior parte, no meu coração.
    Eu te amo!

    ResponderExcluir
  3. Cara, chorei! Não de tristeza mas de emoção... Sou mãe, não de um mas de 3 crianças experts em me fazer sorrir!
    Não sou nem metade dessa mãe que ficou contigo por 10 anos, pois são meus filhos que me mantém de pé!
    Sabe-se lá se não era exatamente de ti e/ou por ti que ela não se deixou abater e fazia questão de sorrir...
    Teu texto certamente ficou fabuloso!
    E parabéns pelas 3 mães... és mesmo abençoado!

    Um beijo.

    (Desculpa se o comentário foi repetido, problemas com internet)

    ResponderExcluir
  4. Aeeee... textão lindo!!
    Isabella tá sorrindo!!
    Sentiu o cheiro??
    <3

    ResponderExcluir
  5. Quando alguém nos ensina sobre felicidade, é difícil desprender esse pensamento dela, né? Amei o texto e sei dos teus sentimentos quanto as tuas mães, é lindo e intenso, exatamente como deve ser ♥

    ResponderExcluir
  6. Que texto maravilhoso! Temos muito o que aprender com ele e com essa mulher maravilhosa que você descreveu. Deve ter sido incrível ter essa pessoa como mãe. A parte que mais me marcou nesse texto foi essa:
    " Foi a pessoa que me fez aprender que felicidade é só uma questão de ser e que o que esta a sua volta não pode nem deve interferir em como você se sente."
    Acho perdemos tanto tempo tentando encontrar a felicidade em coisas exteriores à nós, que nos esquecemos de que a peça mais fundamental para ela somos nós mesmos.
    Eu confesso que o ambiente à minha volta tem muito efeito no meu humor e só o fato de ter alguém para baixo ao meu redor já me deixa assim também. Eu posso estar tendo o dia mais feliz da minha vida, mas se aparecer alguém negativo ao meu redor é o suficiente para me derrubar. Não sei porque as pessoas tendem a tentar deixar os outros infelizes quando não estão nos seus melhores dias.
    Mas vou tentar me lembrar dessa frase toda vez que me sentir assim.
    Beijoos

    ResponderExcluir