Aos que veem mas não enxergam.

14:59

É engraçado como a sociedade cria esteriótipos e cobra a gente em cima deles. Parando pra pensar um pouco na minha vida percebi que certas frases fazem parte dela desde pequeno. Do tipo, " Você é inseguro? Mas você é tão bonito.", " Ah com essa aparência você deve pegar mulher fácil.", "Poxa mas olha pra você, que motivo tem pra não ser feliz ou algo do tipo?".

Eu passei anos e anos ouvindo dentro da minha casa que homem de verdade é aquele que pega geral e não se apega. Que homem não sofre por amor, por mulher. Que homem falando de sentimento ou sendo educado demais com certeza é gay". E sabe o que é mais triste? Ouvi isso de alguém que foi criado pela mesma mulher que eu, pela mesma mulher que me ensinou a respeitar as mulheres acima de tudo, a expor o que eu sinto sem medo, a defender o que eu acredito mesmo que soe cafona, covarde ou frouxo.

Pensei muito antes de falar isso aqui, vou expor de certa forma um lado da minha vida que me doeu demais mas se meu objetivo com o blog é ajudar, é que confiem em mim pra buscar ajuda, eu tenho que aprender também a me doar.


Hoje eu tenho 21 anos, moro sozinho, trabalho o dia todo e faço faculdade a noite. Trabalho desde os meus 13/14 anos por que sempre gostei de me "bancar", embora eu nunca tenha sido gastador. Morei dos 10 aos 19 anos com meus avós, fui criado por eles pra mim são meus pais. Mas com a gente sempre morou também meu pai, a quem considero meu primeiro melhor amigo, a quem sempre confiei tudo sobre mim, o companheiro pra todas as horas e sempre disse a ele que misturávamos as coisas as vezes eu era mais pai que filho

Meu pai tem o espirito jovem, gosta de uma balada, antes de conhecer minha mãe, de se casar era o pegador do bairro/escola, quando ela faleceu ficou 6 anos sem pensar em se relacionar outra vez, foi preciso um empurrãozinho pra que ele voltasse a ser social, mas acho que o empurrão foi forte demais. Ele esqueceu o que viveu com ela, o que ajudou ela e minha avó a me ensinar e voltou a pensar com a mente fechada e antiquada e a frase que eu mais ouvia é "Na sua idade você tem que ir pra balada, tem que beijar todas, tem que curtir mesmo, esse lance de amar e se apaixonar é pra velhos."

Eu nunca consegui ser assim, não vou ser hipócrita e dizer que não tentei, tentei sim, me adequar ao que meu pai achava certo. Eu queria ser o filho exemplar, eu queria que ele tivesse orgulho, eu sai, eu fiquei e eu passei os piores anos da minha vida brigando com minha própria natureza. Não nasci pra isso, nunca tive uma autoconfiança exemplar, nunca me achei bonito como dizem, legal, simpático vish isso não mesmo. Sofri tentando ser o que queriam que eu fosse, e confesso ainda estou aprendendo a ser o que eu realmente sou.

Ao longo desta transição perdi muitas pessoas ao meu redor, pessoas que não suportam minha timidez, meu jeito sistemático e incomodo de querer as coisas certas. Gente que preferia o Thales "oba, oba e foda-se o mundo" do que o Thales que pensa mais nos outros que nele mesmo. Voltei a cuidar de pessoas que eu amo, voltei a defender o que eu penso, passei a mostrar ao mundo que sim eu sou chato mesmo, se eu não gosto não faço, não quero só por que a maioria faz ou só porque na minha idade aquilo seria normal. E com isso passei a ser chamado de covarde, frouxo, há quem diga alem... "Você não é homem de verdade".

Confesso que isso não me incomoda quando vem de fora, já disse aqui que faço terapia a 3 anos, que SOU SIM depressivo, tenho crises de ansiedade e de panico e NÃO, só ser bonito(é o que dizem), ter um bom trabalho, fazer uma faculdade não me faz ter motivo suficiente pra não ser assim. Mas tenho que confessar também que quando o julgamento, a critica vem de pessoas que a gente ama o peso é bem maior. Eu não exijo que mudem por mim, eu não exijo que me aceitem como eu sou, eu só exijo respeito, pré julgamentos é também falta de respeito. Você, eu, ninguém sabe o que se passa dentro do outro, o que o outro sente, quais seus medos, seus anseios. Então por que eu, você, fulano acha que tem direito de falar algo como, "você é tão bonito, sua vida é tão boa, você não tem motivos pra isso!".

Eu sei, o mundo vive baseando-se no que vê, a internet me deu asas que não tinha. Falo com pessoas como se fossem vizinhos de porta. Tenho o face com fotos minhas, meu instagram pessoal, tem mais fotos minhas sem camisa ou "seminu" como dizem. Mas eu não tiro a camisa pra tirar foto eu ando assim na minha casa, eu não sorrio pra tirar foto, eu mesmo triste estou sempre sorrindo, mesmo que "forçado" por que eu não tenho por que não sorrir se ninguém me fez nada, se o problema é meu por que eu vou transferi-lo em forma de mau humor pra você? Mas isso não faz de mim um poço de confiança... Eu não sou confiante, eu não sei ser, eu sou quem mais me cobra, julga, critica e questiona, não preciso que façam por mim.


Eu sei que também já escrevi demais, e sei que muitos devem pensar " mas que ladainha, não precisava de tudo isso". Ou até mesmo "Nossa que bad, nada a vê isso em um blog". Mas não é por mim não, é pelas outras pessoas que ouvem isso, é por todo mundo que é encaixado num esteriótipo e é julgado por isso. É pra todo mundo que costuma se basear em achismos e no que vê e não no que enxerga de fato. É pra que parem pra pensar, no seu colega do face que você vê e julga ser galinha, sua colega de trabalho que se produz toda pra trabalhar e você julga ser puta, é pelo colega que faz piada com tudo, ri de tudo, brinca com todo mundo é simpático. É pela menina que tem vergonha de  se enturmar na facul e todo mundo chama de careta, antissocial. É pra lembrarem de todos esses e pelo menos uma vez pensar, você realmente conhece bem essa pessoa? Conhece seu coração e as coisas que ela sente a ponto de poder julga-la e encaixa-la num esteriótipo qualquer?

Não estou generalizando sei que há casos e casos, mas quem te garante que o cara que julgamos galinha não só conta historias e no fundo não pega nem gripe? Quem te disse que só puta se produz pra sair? Quem foi que estipulou que só por que se brinca com tudo, não se tem problemas ou se é feliz? Quem é que inventou que não se enturmar é ser antissocial e não apenas timidez? Quem tem esse direito?...Nós não, somos os piores cegos, os que tudo veem e nada enxergam.

Quer me enxergar de verdade? Feche os olhos e me sinta!

Talvez você goste de:

9 comentários

  1. Prejulgamentos são sempre burros. Os introvertidos são sempre os que sofrem mais com isso, porque ficam quietos e deixam as pessoas tirarem as conclusões que quiserem. E ninguém nunca está disposto a ser gentil nessas conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gentileza e respeito ta ai duas coisas que ninguem esta disposto a oferecer de graça, uma pena mudaria muita coisa. Obrigado pela visita.

      Excluir

  2. Vc já notou que ninguém nunca está satisfeita com a vida alheia? Você tem suas pressões, e eu tb. Tipo, eu vi de uma família bem de vida mas até hoje a família por parte de mãe do meu esposo achou que vim pros EUA pra pegar um besta e ter um green card. Porque casar por amor tem limite geográfico pra eles.Esse não era o único agravante. O segundo agravante é que eu era de cidade grande. O terceiro é que eu não tinha papa na língua. O quarto foi que eu
    não mendiguei e não tentei provar nada pra ninguém. Entããããããoooo pega fogo cabaré!.

    Meu marido estava destinado a ter uma vida pacata, numa cidade pacata, com uma rendinha mais ou menos, medíocre, mas eu sempre soube que ele era uma pessoa de alta capacidade pra ficar,morar e apodrecer em um lugar que não lhe dava oportunidades. O quinto agravante foi quando eu tive a idéia da gente ir morar numa cidade grande. Aaaaah Thato! É lógico que eu "fui queimada em praça pública", que ele tinha virado pau mandado.

    Hoje nós somos vice presidentes, temos empresas em duas cidades, vivemos viajando. A vida dele só melhorou( palavras dele) depois que ele casou comigo. Hoje a família está com cara de tacho. E eu continuo a divar na cara de muita gente porque ninguém pode argumentar contra meus atos.Fato!

    Acho que no final do dia ,antes de alguém ser homem ou mulher, nós somos seres humanos de carne e osso, pé e pescoço.Antes de mais nada, você é Thato. E respeito não quer dizer que vc ama tudo que a pessoa faz, que vc concorda, passa a mão. Respeito significa que nós abrimos mão de toda e qualquer forma de querer manipular o outro para que ele se encaixe naquilo que nós chamamos de padrão. E isso, só com muito amor no coração.

    A propósito finalizei a tag com um vlog!

    Ótimo fim de semana pra vc!

    Querido Deus,obg por me exportar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E respeito não quer dizer que vc ama tudo que a pessoa faz, que vc concorda, passa a mão. Respeito significa que nós abrimos mão de toda e qualquer forma de querer manipular o outro para que ele se encaixe naquilo que nós chamamos de padrão. E isso, só com muito amor no coração." Nem preciso dizer nada :/

      Excluir
  3. "Que quando o julgamento, a critica vem de pessoas que a gente ama o peso é bem maior." Concordo e acrescento mais, quando a desmotivação vem de pessoas que amamos é um tiro certo! Meu caso com meus pais não é diferente, minha família nunca foi perfeita (está bem longe, inclusive), mas eles são hoje quem mais nos julgam, criticam e desmotivam (2 irmãs e eu), é uma pena que eles não percebam o mal que estão fazendo! Ouvir "poderia morrer logo pra deixar de dar trabalho" "desse ano você não passa" da pessoa que a gente mais admira no mundo é pior que uma surra.
    Quanto aos esteriótipos creio que não há mais quem não sofra com isso, já fui taxada de puta por ter o cabelo vermelho e piranha por usar batom vermelho. Quanto mais o tempo passa, mais as pessoas vão ficando burras e cegas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, sinto muito que tenha passado por isso.Também lidei com as mesmas questões na família. Comparações com outras primas "exemplares".

      A mentalidade caroço de azeitona de certas pessoas é de chocar mesmo. Passei a vida fazendo tudo certinho, tentando ganhar o orgulho do meu pai. Ele nunca aceitou que nem eu e meu irmão cursamos Direito, levou isso como uma ofensa dos filhos "não quererem seguir a carreira do pai". Eu só queria um tenho muito orgulho de você, minha filha, porém o orgulho dele foi maior. Quando saí do Brasil, me tornei o bem mais precioso dele. "Comecei a prestar". Saiu dizendo pra todo mundo que tinha orgulho, menos pra mim. Porque meu Deus, eu não sei.

      Excluir
    2. Essa cegueira tem cura Nanda, ainda tenho fé nas pessoas.

      Excluir
  4. Oi! Rsrsrs então... eu adorei o texto... Certas coisas na minha família, vindas também do meu pai, me magoaram muito, mas graças a Deus hoje com 16 anos eu descobri que o que as pessoas pensam, falam ou acreditam só mudam algo na vida delas e muitas vezes elas proferem as palavras e acaba afetando a gente sem necessidade... como você mesmo disse, você mora sozinho é independente e sua vida é SUA. Você não tem que olhar para o que os outros falam, por mais que sejam da família, ou de grande afeto eles foram uma fase, a fase da gaiola, hoje você é livre. Eu sei que essa frase você já deve ter ouvido de mil e uma pessoas, mas o obvio deve ser dito para que não hajam dúvidas.

    E outra NINGUÉM VAI ENTENDER O QUE VOCÊ SENTE ALÉM DE VOCÊ! Não adianta querer respeito para com seus sentimentos, porque você nunca terá isso de uma forma plena, de uma forma sincera, principalmente de pessoas que se julgam estar acima de você, mas o mundo da voltas, hoje elas desprezam os seus sentimentos, e amanhã elas veem o quão ruim é ter os sentimentos desprezados. E isso não é praga, é física: "para cada ação, uma reação", o universo não deixa nada barato. Eu passo algo parecido e o que me motiva a continuar é que o mal só atinge a quem deixa ser atingido e a quem o faz, e eu sei que não é fácil, eu ja chorei, ja caí muito, mas nós só temos a liberdade de ser feliz quando paramos de olhar para os lados!

    Boa sorte na sua vida! Tenta para de cantar sofrência pros outros, quem sabe eles não param de falar da sua vida. Apenas seja você, trate as pessoas do jeito que você acha certo e deixe os outros pensarem de suas próprias formas, uma hora TUDO que fazem irá refletir e verás quem esteve certo todo esse tempo. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente devo dizer que não conto sofrência a ninguém e é exatamente disso que falo aqui. As pessoas costumam me ver com olhos de aparência, pelo que leem, pelo que acham que sabem não pelo que eu sou. E nem sempre isso vem de estranhos.
      Obrigado pela visita!

      Excluir