O príncipe não virou sapo, ele sempre foi.

11:10

Aaah o amor! Aquele frio na barriga, aquela vontade de ficar junto o tempo todo, aqueles mimos e dengos até a primeira DR e a frase "Você mudou muito desde que te conheci." Será?

Não sou um Expert em relacionamentos, diga-se de passagem já quebrei a cara e também já fiz muita merda por ai, mas o que percebo na realidade do dia a dia de um relacionamento seja ele qual for é a "mardita' da expectativa. Um dia li uma frase, não me recordo o autor onde dizia que "nós primeiramente nos apaixonamos pelas expectativas que criamos em cima do outro e não pelo que o outro é realmente". E acho certíssimo, por isso me arrisco a dizer que se mesmo com todas as expectativas do príncipe/princesa virando sapo/perereca o relacionamento ainda durar, há grandes possibilidades de ser amor.

O fato é que nós como bons serem humanos fáceis de se iludir nos apaixonamos pela imagem construída do outro ser, ai minha filha você vê aquele cara, educado, romântico, saradão, super carinhoso e imagina que ele vai te trazer flores todos os dias, comprar chocolate quando estiver de TPM, cozinhar, lavar e passar e de repente você não vê nada disso acontecendo, o cara mal retorna tuas ligações, mal responde tuas mensagens e responde teu "eu te amo" com um sorrisinho maroto...Aaah muleque, Bum o príncipe virou sapo! Não moça, ele sempre foi.


Veja bem, não estou dizendo que não há homens românticos, que não há quem realmente faça todas essas coisas, mas até quem faz é falho, é humano e tem N defeitos e é como um ser falho que deve ser visto. É ai que está a grande diferença a meu ver entre homens e mulheres em relacionamentos,  a expectativa. Não que homem não faça planos, não imagine e espere coisas no começo de um relacionamento mas as expectativas são diferente, a tempo pra se sentir a vontade de se declarar é diferente, os medos são diferentes e não é medo de se apegar, ou de um compromisso não (embora alguns tenham medo sim) na maioria das vezes o homem realmente tem mil duvidas no começo e as expectativas excessivas das mulheres assustam ainda mais. Como assim a culpa é das mulheres??? Não, a culpa é da "mardita" expectativa!

Nós sabemos que todo mundo tem um padrão de relacionamento ideal, inventado não sei por quem muito menos em que ano. Mas é aquele lance de mar de rosas e eterna lua de mel e hoje nem tanto mas sempre foram as mulheres as mais apegadas a esse padrão de relacionamento, como se essa fosse a unica e correta maneira de se relacionar, uma virgula fora disso não é um relacionamento verdadeiro. E com isso vem os padrões de "Cara ideal" e voltamos no lance das flores, do romantismo, dos mimos, do cara que não faz sexo, faz amor. E por mais que exista esse "Ken" perfeito ele também vai esquecer de te ligar depois, ele também, vai dizer não estou afim de assistir romance água com açúcar, ele também vai coçar o saco e falar palavrão,  também vai te trocar uma vez por semana pelos amigos e sim, ele vai continuar vendo os pornôs na internet e isso não quer dizer que você não o satisfaça.

Nossas expectativas por mais que em alguns momentos se encaixem com a de vocês são diferentes e isso não dá pra negar, embora o cara seja um sentimental excessivo tipo eu, embora goste de um romantismo, embora seja educado e carinhoso é diferente. Na maioria das vezes não criamos expectativas a longo prazo no começo de um relacionamento, é quase como um período de adaptação, vivemos um dia de cada vez. Depois de uma certa convivência, de uma certa intimidade ai sim, os plano vem e os sonhos são construídos com aquela pessoa por mais que tenhamos sim ficado com aquela menina por que gostamos dela o ritmo é sempre esse.

Ah mas espera ai então você esta dizendo que homem fica com a mulher antes mesmo de gostar de verdade? Sim! E não, e mulher também é aquele lance de "Se apaixonar pela expectativa que cria em cima do outro"  todo mundo faz isso, todo mundo vê o outro de forma diferente do que ele é, e é por isso que alguns psicólogos se arriscam a dizer que embora duas pessoas vivam 100 anos juntos ainda assim não se conhecem realmente.

Então minha amiga ou meu amigo que esteja lendo este texto, vamos prestar atenção na pessoa ao nosso lado não com a esperança e expectativa (meramente ilustrativa) que criamos de tentar ver o príncipe ou princesa num cavalo branco e sim como pessoas humanas e falhas como você, como eu. Assim é mais fácil sentir a tal "magia do amor" acontecer, por que ela vai acontecer mesmo com todos os erros e defeitos da pessoa, mesmo se ele não te ligar ou te comprar flores, mesmo se ela não não gostar de futebol ou vídeo game. A partir do momento que deixamos de lado a expectativa de um relacionamento e parceira(o) perfeita(o) ai sim passamos a gostar verdadeiramente daquele ser.


Não que não existam príncipes e princesas minhas gente, vamos acreditar existem sim, mas na realidade só vemos os príncipes e princesas errados. Nós humanos estamos mais pra Fiona e Shrek do que Cinderela e príncipe encantado, mas ainda assim vale a pena. Por isso na minha opinião a frase "O amor é cego"não tem fundamento, o que nos cega é a paixão, paixonite de inicio, as expectativas. O amor nos da a visão para enxergar aquele ser exatamente como ele é e o que representa, e ainda assim ama-lo.


- Este texto é uma parceria com o blog Relacionamento nota mil da Beatriz Pereira que me convidou a escrever minha visão masculina das expectativas de inicio de relacionamento. Sobre a visão dela você pode conferir aqui, e também conhecer um pouco mais do trabalho dela no canal e Fan page. -

Talvez você goste de:

8 comentários

  1. É... a gente idealiza príncipes e princesas. Eles existem sim, mas também tem suas fraquezas. Príncipes e princesas, são demasiadamente humanos!
    (Friedrich Nietzsche)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Sandra, humanos e como todo humano, falho. Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Ótimo texto e concordo plenamente com você!
    No meu único relacionamento (que alias dura até hoje), acho que o fez dar certo é que deixei de lado as expectativas e embarquei sem ficar planejando ou projetando o que eu queria em cima do meu namorado :D

    Até mais,
    Jayane Fereguetti
    https://ulalahmundo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Jayne, expectativas são frustrantes demais e a culpa as vezes nem é da pessoa ao nosso lado, essa pessoa é só humana como nós. Obrigado.

      Excluir
  3. Parabéns! Você mandou muito bem! Satifeitíssima com a parceria, e que venham muitas outras bjs

    ResponderExcluir
  4. 3 coisas: expectativas são um cocô, ainda não tinha visto a expressão "princesa perereca" kkkk, e adorei o final do texto: "O amor nos dá a visão para enxergar aquele ser exatamente como ele é, e o que representa, E AINDA ASSIM AMÁ-LO".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Filipe, é bem assim. kkkkkkk mas acredite elas também existem rsrs Obrigado!

      Excluir