Liberdade: O que é ser livre pra você?

14:10

O que eu mais tenho ouvido ultimamente, são pessoas dando a justificativa de não querer se prender a relacionamentos por gostar de liberdade. Ai eu me pergunto, qual a ideia de liberdade que esse povo de Deus tem?!


Eu posso dizer que sempre, em todo os tipos de relacionamentos que tive fui livre. E essa é a ideia de relacionamento, amar e respeitar o outro com suas limitações, defeitos, qualidades, mania e individualismo. Espaço sim, não nascemos grudados então por que casais de namorados não podem sair sozinhos? Não podem ter seu momento "depre" e não estar afim de conversar, nem da companhia de ninguém, inclusive da(o) namorada(o), porque não? Não é um crime, óbvio que todo mundo pensa inclusive eu logo de cara, que se fulano não esta bem eu quero ficar perto, quero ajudar, "por que não desabafa comigo?". Por que não Thales, por que todo mundo quer e gosta do seu espaço. Sempre respeitaram o meu e percebi de uns tempos pra cá que eu não respeitava isso.

Me batia um ciume, uma insegurança, um medo infantil..."Por que prefere ficar sozinha?" Por que todo mundo precisa, de amigos, de espaço, de ter um momento consigo mesmo. E hoje, depois de um trabalho árduo confesso, eu vejo as coisas de maneira diferente. E se antes não abria mão do meu espaço, hoje menos ainda com um plus a mais de respeitar o outro.

 Será que eu era o único? Será que só eu vejo liberdade em relacionamentos? Veja bem, sair por ai aprontando todas em balada, flertando no Whatsapp e chat do Facebook tem a ver com Fidelidade e lealdade, e realmente só se deve agir assim estando solteiro(a), liberdade é outra coisa.


Sempre fui livre pra expressar o que penso, o que sinto, de poder dizer o que gosto ou não sem ser mau interpretado. De poder conversar dos assuntos mais idiotas possíveis aos mais sérios existentes com a mesma pessoa. De poder ser eu mesmo com minhas manias, esquisitices sem o medo de traumatizar e assustar ninguém. Pude sair, mesmo muitas vezes optando por ficar em casa, eu SEMPRE pude sair. Ter amigos, amigas, momentos sozinho, momentos só com a família, cachorro, periquito e papagaio. Mesmo namorando, ficando de rolo ou tico tuco no fubá...Isso é liberdade. E eu sempre tive isso, sempre fui livre.

Então de que liberdade vocês tanto falam? De não ter pra quem dar satisfação do que faz? "Olha, já cheguei, está tudo bem não se preocupe." ou um "Vou sair, (passear, dançar, rir) não tenho hora pra voltar, mas ó não se preocupe tenho cuidado", ou algo do tipo que não dói fazer. Independente de relacionamentos sempre vai ter alguém que se preocupa, que se importa e se importar de volta não é se prender, ou se privar de liberdade.

Eu sempre fui livre pra dizer pra qualquer mulher na minha vida, que se importa comigo sendo namorada, amiga, prima, madrinha, mãe, avó que "vou ali com fulano e já volto" e nunca me senti preso por isso. Ser eu mesmo independente de quem me acompanha é ser livre pra mim, e pra você?

"O amor só dura em liberdade." - A Maça - Raul Seixas.

Talvez você goste de:

7 comentários

  1. Deixa te falar que eu concordo com você nesse quesito. Meu último relacionamento foi por água abaixo exatamente por esse motivo, pela pessoa dizer que se sentia presa somente por me contar onde ia, ou dar uma satisfação quando sumia. Também nunca tive problemas com isso, é algo que faço naturalmente com as pessoas da qual me importo, mas acho que muita gente mudou o pensamento com relação a isso, então qualquer coisa já é motivo para se "sentir preso". Gostei do seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kelly, é bom saber que não sou o único que penso assim. Mas como disse no texto eu aprendi a ser assim, porque não era não rsrss. Sempre fui super ciumento e meu jeito sistemático me fazia querer sempre controlar tudo. Mas óh, to melhorando :)

      Excluir
  2. Sabe que eu ando aprendendo muito com o Deveras sente. Conheço seu blog a pouco tempo mas já pude perceber que você é um ser evoluído. E esse texto meu amigo, veio no momento certo. Espero que você não se importe com o desabafo que está por vir...
    Namoro a cinco anos e há oito meses ele está morando em São Paulo e eu continuo no litoral. Mesmo após tanto tempo juntos obviamente as coisas se transformaram, ficamos mais unidos e tivemos que nos acostumar com os imprevistos. Acontece que sou uma pessoa meio dependente e tenho perdido sono com as novidades. Ele anda querendo mais que nunca dias solitários, e aí quando não nos vemos de final de semana ficamos quase 15 dias sem nos ver.
    Cada vez mais tem sido importante ficar com a família, com os amigos e até mesmo sozinha e então sinto como se algo estivesse errado, afinal passamos tanto tempo separados e mesmo assim ele procurar um pouco de liberdade.
    Queria sua opinião de alma evoluída, essa é a tal busca pela liberdade ou você acha que algo pode estar errado?
    Agradeço sua atenção, e se desabafos não forem permitidos por favor não aceite esse comentário rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raine que massa, fiquei feliz pela confiança. Agradeço os elogios mas não, eu estou looonge de ser um ser evoluído tenho certeza disso kkkkkk.

      Eu entendi sua linha de pensamento, a sua dependência e entendi também sua preocupação em ter algo errado. Digo que entendi Raine porque se hoje eu escrevi esse texto falando da maneira que penso (agora), da maneira mais sincera possível foi porque a terapia me ajudou muito, sim faço terapia por N motivos que não vem ao caso. Mas ela me ajuda em tudo, inclusive nessa "dependência" que eu também tinha em relação a namoros e tal rsrs E pensaria exatamente igual a você, poxa já ficamos longe, por que cargas d'água ainda quer mais tempo sozinho? Rsrss natural você tem que avaliar primeiro alguns pontos antes de criar paranoia na sua cabeça...

      1- Nesse tempo que não estão juntos ele sai? Ou a vida dele é só trabalho/estudo o tempo todo? Porque a busca por querer estar sozinho mesmo sabendo que ficara mais longe de você pode vir de uma carga muito grande de estresse, de coisas demais pra fazer, problemas demais pra resolver. Sendo assim a "liberdade" que ele procura não tem a ver com querer estar longe de ti e sim mais próximo dele mesmo.

      2- Nunca é algo errado você se dedicar também aos seus amigos e família e até mesmo a você mesma, isso independente dele ter o tempo dele ou não. Todo mundo tem que ter esse tipo de liberdade e convívio é como disse no texto, são um casal não nasceram grudados e nem apos casados vão ficar 24h juntos.

      3 - Avaliando os pontos acima se ele tem a tal liberdade pra tudo e ainda assim nos únicos momentos que vocês tem ele te descarta por que quer ficar sozinho, ai cabe a você conversar com ele e pedir que seja honesto e dizer se o problema é vocês.

      Por que como você disse são muitos anos juntos com apenas 8 meses de uma mudança brusca em tudo. Pode ser desgaste sim, pode não ser. Pode ser que ele só precise de uma sacudida rsrs Só não pode é deixar virar comodismo de ambos os lados, se algo te incomoda e te preocupa, fale...São 5 anos, vocês já deve ter liberdade de sobra pra falarem numa boa sobre tudo.

      Enfim espero de alguma forma ter ajudado, não sou um ser evoluído mas amigo por que não? :)

      Excluir
  3. Muitíssimo obrigada por tirar um tempinho pra ajudar uma amiga rs.
    Ultimamente a vida dele tem sido trabalho, academia, descer pra praia, pegar trânsito e depois começa tudo de novo. Após sua resposta me dei conta de que várias vezes ele me alertou que estava cansado. A viagem não é assim tão curta e por conta do final do ano ele tem enfrentado muito congestionamento.
    Somos seres estranhos não é mesmo? Ao invés de pensar nas possibilidades sempre achamos que o problema está conosco e com o relacionamento.

    ResponderExcluir
  4. (..) conversei com ele por telefone e parece estar tudo certo. Vou respeitar o tempo dele.
    Quero agradecer mais uma vez sua vontade em me ajudar.
    Parabéns pelo seu trabalho. Sabe o que seria interessante? Um post sobre terapia

    Beijos

    Http://curiosoparadoxo.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raine, fico feliz de ter ajudado de certa forma, também acho que seria interessante, porem teria que expor acontecimentos da minha vida que eu não gostaria de deixar tão aberto assim. Mas pensarei no caso. E eu quem agradeço mais uma vez a confiança. :)

      Excluir