Ubuntu todos os dias.

18:44

Pensando nos rumos que andam tomando minha vida descobri que, o que me realiza como ser humano é ajudar. Seja um senhor idoso ou uma criança, seja uma mulher com as compras ou um cachorro na rua.

Minha avó nomeava isso de "cavalheirismo" eu hoje entendo que se trata de compaixão. Vou deixar mais claro, quando minha avó me ensinou a dar meu lugar ao mais velho, a ajudar com sacolas, a abrir uma porta ou simplesmente estender a mão a alguém que precise. Foi me ensinado que isso é ser educado, cavalheiro, respeitador, gentil. Depois que fiquei mais velho entendi que trata-se também de compaixão, pois compaixão nada mais é que ajudar ao próximo, se colocando no lugar daquele alguém.

Ubuntu "Sou o que sou pelo que somos todos nós". Entenda um pouco vendo o vídeo.


Desde que comecei o trabalho voluntario em um orfanato e asilo vi que esse é mesmo o meu lugar, onde eu me acho sendo pro outro o que ele precisa e isso me ajuda também a me ajudar, a me sentir útil, importante. Não tenho condições de ajudar tanto quanto eu gostaria, mas ao estender a mão, ao ouvir por alguns minutos um desabafo, ao doar meu tempo pra uma conversa, um jogo de xadrez ou quem sabe lendo um livro pra uma criança tenho consciência de que já ajudo. Por isso criei ate um espaço pra isso no blog, o Regalos. E o melhor de ajudar alguém é gostar de ajudar, não agir por status, modismo ou até mesmo esperando ser reconhecido ou ter recompensa pelo que faz, ser ubuntu todos os dias.

Eu conheci a filosofia ubuntu através do meu psicanalista que alias foi quem sugeriu que eu começasse com trabalhos voluntários, e confesso que hoje posso entender mais claramente o que ele quis me dizer quando me apresentou este caminho. Assim como diz o vídeo acho que devemos nos questionar sempre "Como podermos estar bem se o outro também não está?" Nelson Mandela diz em um outro vídeo que vi que ubuntu não é deixar de fazer as coisas pra si mesmo em prol do outro e sim pensar como o que você esta fazendo vai afetar o outro seja pro bem ou pro mal.

Num mundo egocêntrico e egoísta pedir pras pessoas parar pra pensar se o que andam fazendo pode afetar um outro alguém seja diretamente ou indiretamente é realmente (quase) impossível. Mas o quase pode significar muita coisa. Se todos nós nos auto avaliarmos, todos nós sabemos por onde começar a implantar o ubuntu em nossas vidas, a arte de se colocar no lugar de outrem!


Seria maravilhoso se nossa igreja ao invés de construírem templos gigantescos com ouro de fato utilizassem as contribuições para ajudar o próximo. Quanta miséria poderia ser evitada, quanto desastre, quantas vidas não seriam poupadas.  Jesus falava em ruas pra multidões, estendeu a mão a prostitutas não nos esquecemos disso. É possível amor ao próximo sim, é possível compaixão sim e ele nos mostra que com pouco podemos fazer muito, basta querer.

Eu, por isso te convido após ver este vídeo a refletir se realmente você é incapaz de ajudar, se realmente e difícil se colocar no lugar do outro, estender uma mão. Por que você não é pequeno eu não sou pequeno. É como diz a frase " De gota em gota se faz um oceano". Eu não sou melhor que você evangélico, nem que você budista, não sou melhor que você que é espirita, nem que você que é da Umbanda. Eu sou igual....Sou o que sou graças ao que somos todos nós!

Só pensem nisso...
Até.

Talvez você goste de:

22 comentários

  1. Adorei a postagem :D nunca tinha ouvido falar sobre isso,mas é realmente uma lição para todos os dias,devemos ajudar o próximo,sem buscar reconhecimento,mas por prazer em ver o outro feliz.
    Acho bem legal a sua iniciativa de visitar orfanatos e asilos,esse ano estou completamente sem tempo,mas pretendo começar a fazer isso em breve,deve fazer um bem danado pra alma né :)
    Ninguém é pequeno o suficiente que não possa ao menos doar seu amor,todo tipo de ajuda é válido e é uma sensação maravilhosa.
    Ameiii <3
    Ótimo post Tha ^^
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Jenny o importante é ajudar e qualquer ajuda é válida desde que com o coração. Obrigado pela visita :)

      Excluir
  2. Adorei o post.
    O vídeo realmente nos faz refletir sobre compaixão e amor ao próximo.
    :)
    Costumo Ser Assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade isso é algo que deveria ser habitual no ser humano, ainda tenho esperança rsrs Obrigado pela visita :)

      Excluir
  3. Gostei muuuito do vídeo, e mais ainda do seu relato. Me identifiquei bastante, sabe?
    Eu me encontro no outro, numa escuta que faço em qualquer momento e em qualquer lugar dando a atenção necessário de que o outro precisa), num olhar de apoio, numa palavra com respeito e carinho. Acredito que nos falte muito ainda, entender que nosso lugar no mundo não é exclusivo, mas sim compartilhado. Algumas pessoas, felizmente, se questionam e buscam mudar, buscam olhar e fazer pelo outro algo mais, como eu, como você. Outras ainda não conseguem se perceber nesse lugar coletivo.
    Que a filosofia ubuntu, essa empatia e cuidado perpassem as barreiras históricas, mas se façam presentes e vivas nos nossos dias, cada vez mais.

    P.S.: Vi seu post na Liga, e cara, não para de escrever não. Mesmo que seja só pra você. É seu espaço, e é o que mais importa. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Magda entendo essa realização em ajudar o outro. Gosto de ouvir, de conversar mesmo não sendo expert gosto de dar conselhos ajudar no que posso. Acho que todo mundo tem sua missão aqui, uns demoram mais pra descobrir que os outros. Pode deixar vou tentar não parar. Obrigado pela visita e carinho.

      Excluir
  4. Isso é o q o mundo devia ler. Eu não conhecia essa filosofia e fiquei mto contente. Amo palavras cheias de significados! E se colocar no lugar do outro, exercitar a empatia é fundamental para quem quer ser bom, humano, feliz. Parabéns pelo texto e pela inspiração de Escrevê-lo.
    Bjoks

    www.acheiaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exercitar a empatia é fundamental, disse tudo Lu e ainda creio que a maioria irá um dia entender isso, isso vai deixar de ser exceção. Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Adorei o texto e o vídeo! ♥ Esse tipo de pensamento é realmente inspirador e o trabalho voluntário em asilos, orfanatos... é uma ótima forma de ajudar os outros.

    Beijos!

    www.meyurbano.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Meyrielle fico feliz que tenha gostado. Espero que inspire mesmo muitas pessoas mas se conseguir com algumas ja fico feliz. Obrigado pela visita.

      Excluir
  6. O vídeo é super interessante, até pq o UBUNTU q eu conhecia era um sistema operacional, não sabia desse outro significado q tem tudo haver com o ser humano, tudo haver com "NÓS" !!
    Amém e parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouca gente conhece mesmo, mas fico feliz que tenha gostado. Obrigado pela visita!

      Excluir
  7. Que post magnífico, gostei de mais.


    www.blogmeninodorio.com

    ResponderExcluir
  8. "Seria maravilhoso se nossa igreja ao invés de construírem templos gigantescos com ouro de fato utilizassem as contribuições para ajudar o próximo." O Tocantins para essa frase, para o seu texto, para o UBUNTU e, principalmente para todas as pessoas que se esforçam para pôr isso em prática.
    Hoje estamos como estamos (em meio ao caos, à corrupção, à violência, e coisas do tipo), porque as pessoas deixaram de lado o Amor. Deixaram de lado o "fazer sorrir" para dar lugar ao único sorriso que interessa, o próprio, mesmo que os demais precisem chorar para que isso aconteça.
    Isso me desanima tanto (até em ver que eu falho também). Mas são com histórias como a desse vídeo, filosofias como essa, palavras do Cristo, entre outras coisas assim, que eu consigo ver um sentido e uma esperança... Que nós possamos cada vez mais ver grandeza nessas ações, e ser ubuntu todos os dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu caro é isso que espero de mim e dos outros, que sejamos Ubuntu todos os dias e tenho sim esperança de as coisas mudem.

      Excluir
  9. Tiro meu chapeu pras pessoas que doam o seu tempo para o proximo. Eu realmente nao conheci o tipo de pensamento UBUNTU. Serio, muito lindo de ver. Beijinhos

    http://www.verdadeescrita.com/tatuagem/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo consegue doar algo Rebeca, nem que seja um sorriso por dia. Abraços.

      Excluir
  10. Maravilhoso. Admito que, como estudante da área de computação, quando li o texto pensei se tratar do Linux, desculpe. (precisei contar isso rs)
    Muito bonita a sua iniciativa. Sempre penso a respeito disso e ajudar, fazer algo pelo outro sabendo que aquilo vai melhorar seu dia, sua vida ou seu momento é recompensador. Assim, sem esperar nada em troca. Sem fazer apenas para ir para um paraíso ou para contar para todos depois. Fazer o bem porque faz bem, para você e para o próximo. É só isso que o mundo precisa, um pouco (muito) mais de amor.
    Compartilho o mesmo pensamento sobre as igrejas grandes e seus patrimônios inestimáveis, que facilmente cessariam muitas misérias no mundo. Afinal, no final seremos apenas pó, para que tanta ganância, para quê tanto dinheiro que não teremos tempo de gastar? É algo que não consigo compreender. Enquanto construímos prédios descomunais, caros e maravilhosos, pessoas definham de fome em algum lugar por aí, não muito longe às vezes.
    É complicado.
    E é simples. A mudança começa da gente.
    Acho que fugi um pouco do assunto, mas é isso. Lindo texto.
    Um beijo

    Acabei de descobrir seu blog através dos blogrolls da vida e olha só? Fiquei sabendo um monte sobre ti logo na primeira postagem. Primeiro, que nome bacana para um blog, segundo, muito legal ver que você mudou e percebeu coisas com o tempo, mesmo tendo sido criado de determinada maneira. Algumas pessoas preferem se estagnar no tempo e trancar suas mentes.
    ."Então acho que é o fato de não termos que lidar com essas alterações hormonais todos os meses sem surtar. Eu surtaria.", fi

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "É complicado.
      E é simples. A mudança começa da gente."
      Disse tudo Rebeca, temos que deixar de apontar os erros dos outros, eles existem, as igrejas erram muitas vezes. Mas temos que ter fé alem da igreja, fê no que nos foi ensinado a partilhar o pouco que temos, a ajudar, a amar o próximo por que do pó viemos e a ele retornaremos.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Oh, meu comentário ficou repetido, não tinha notado kkk Desculpe.

      Excluir