Asma e o que você precisa saber.

00:31

Hola personas, hoje eu resolvi fazer um post um tanto quanto informativo. Poucas pessoas sabem mas sou asmático e diabético. Como descobri a diabetes a pouco tempo vou falar da asma que é algo que me acompanha desde que era um "Thatobaby".

Cresci aprendendo a lidar e viver com a asma e também ouvindo algumas perguntas comuns e outras bem engraçadas. Então resolvi esclarecer alguns pontos aqui de acordo com o que eu aprendi. Prometo que não vai ser nada pesado ou muito técnico até porque não sou médico, vamos apenas ter uma conversa de amigos, respondendo algumas perguntas mais frequentes, vem comigo!

Começando pelo ponto principal, o que é asma afinal? Asma é uma doença inflamatória crônica e que não tem cura, por isso deve ser acompanhada por toda vida. E o pulmão asmático é diferente de um saudável, (como da pra ver na imagem abaixo), é tratada com corticóides, broncodilatadores, e alguns anti-inflamatórios dependendo do caso.




Sintomas da asma é só falta de ar? Basicamente, a característica principal é a dificuldade de respirar, mas tem a tosse, o chiado e aperto no peito..

Asma tem cura? Não "Ah mas Thales a vizinha, da cunhada, do irmão do meu primo foi curada com simpatia." Não ela não foi curada, se ela realmente é uma pessoa asmática ela não foi curada, o que pode ter ocorrido é a doença ter entrado em remissão mas ela continua existindo mesmo sem a existência de crises. E simpatias não tem comprovações de que curam mesmo alguma coisa.

Asma é tudo igual? Não, existe diferentes "tipos" de asma, na verdade são classificados como categorias, são 4 pra ser mais exato com diferenças importantes entre elas então o tratamento e acompanhamento de uma pessoa com asma pode ser diferente de outra. Porem ficaria um post muito grande se eu resolvesse falar tudo aqui.

O meu tipo de asma alguns médicos classificam como o grau 3: Sintomas persistentes durante o dia agravando a noite, algumas vezes por semana .

Thales você tem uma vida normal? Tenho, faço de tudo, como de tudo, pratico esportes, saio, só não bebo. Não bebo por tomar muitos remédios e por escolha minha também e não fumo por que nunca gostei da ideia.

Quem tem Asma pode praticar esportes? Pode e deve. Algumas pessoas tem dificuldade pra praticar esportes por exemplo, mas é possível, com acompanhamento médico e frequência é possível. Alias Fernando Scherer (o Nadador) é asmático. Eu fiz natação quando criança e hoje corro todas as manhãs alem de curtir andar de bike, então meu corpo já se acostumou.

Gato transmite asma? Mentira gente, coitados dos gatos, o que acontece é que o ronronar do gato é muito parecido com o chiado que fica no peito de quem tem asma ou bronquite atacada dai veio a lenda, mas é lenda, mito. Quem tem asma deve evitar sim contato demais com bichos mas também é possível ter animais de estimação em casa tranquilamente. O cuidado só precisa ser dobrado na limpeza e não é aconselhável dormir com eles.


Bombinha causa problemas no coração? Ou vicia? Nem um, nem outro, é um dos métodos maiseficientes no tratamento da asma, até mesmo em casos mais urgentes de crises por exemplo, pode usar sem medo. Com acompanhamento médico claro, eu não largo a minha.

É verdade que quem tem asma não aguenta muito o sexo? (sim já ouvi isso). Aguenta, aguenta sim....Pode ter certeza que aguenta.

Asma pode matar? Mata se não tiver cuidado, acompanhamento, controle, pode.

O que pode provocar uma crise? Cigarro, fumaça no geral, mudança brusca na temperatura, um cheiro mais forte de um perfume, ou de produtos de higiene pessoal e limpeza, pó, poluição, tempo muito frio, tempo muito quente e seco. Tudo isso pode acarretar numa crise, mas como disse anteriormente tudo tem controle. O ideal é evitar esses fatores, cuidar da imunidade pra se proteger de resfriados e gripes e cuidar do emocional, por que situações de estresse também pioram tudo.

Como devo agir se alguém tem uma crise de asma do meu lado? Primeiramente ...Jamais grite RESPIRA! Quando falta o ar o nervosismo já é natural, você puxa o ar e nada de sentir ele entrando, gritar "respira, respira" na orelha de fulano vai deixar ele mais nervoso. Procure saber se a pessoa tem uma bombinha e a ajude a usar, acalme-a para que consiga respirar o mais lento possível. Se tiver um inalador próximo traga até a pessoa. Não deite a pessoa, o correto é sentar em um lugar arejado, livre-a de qualquer roupa apertada, mantenha-se por perto passando segurança e calma pra pessoa isso é importantíssimo e chame um medico.

Isso em caso de uma crise de asma mais leve, quando a crise é forte a dificuldade de respirar é grande o que dificulta a fala e os músculos do pescoço ficam completamente tensos.As mãos e boca ficam com a coloração meio azuladas (Cianose), devido a falta de oxigênio, nesses casos é chamar ajuda médica imediata pois a maioria dos casos de óbito por asma é por não ter atendimento médico a tempo.

Bom essas são as duvidas que mais ouço quando estou conversando sobre esse assunto com alguém, espero que tenha ajudado a esclarecer algumas coisas. Viver com asma não é fácil, pelo contrario, pra quem tem uma vida muito agitada e cheia de altos e baixos é um desafio e tanto. Já passei por muito sustos, muitas visitas ao hospital, muito desespero. Poderia listar as inúmeras historias de medo e desespero que tive e continuo aqui. E é isso que importa e por isso que esse mala que vos fala vai repetir o que disse varias vezes durante o post, viver bem com asma, ou qualquer outra doença ( e tenho uma listinha delas) é possível sim.

Vou deixar em aberto pra que façam perguntas a respeito nos comentários, responderei todas de acordo com o que eu souber, prometo. E também pra quem tem asma contar um pouquinho do que sabe e vive.

Fiquem a vontade e obrigado pela companhia até aqui.



Talvez você goste de:

3 comentários

  1. Eu bem sei o que é agravar a falta de ar de noite! rs. Você fez um post incrível, Thato! Pode ter certeza que vai ajudar muitos leitores, afinal, sempre existe alguém ao nosso redor que é asmático! Ah, e sobre a alergia de gato, é uma reação a quem tem alergia a saliva dos bichanos que causa falta de ar (justamente por causa do banho de língua deles), e não tem contato nenhum com bronquite/asma. Quando eu era pequena, minha mãe achava que parte dos meus problemas respiratórios eram culpa dos gatos alheios, hahahhahaha.
    Um grande beijo,
    www.aqueledevaneio.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara é bem isso mesmo a alergia é da saliva do gato, e no caso de cachorros é pela descamação da pele. Não tem muito a ver tanto com o pelo do bicho. Que bom que o post ficou útil, agradeço a visita! :)

      Excluir
  2. Oi , a minha asma tinha me dado folga mas desde a semana passada voltou a me atormentar, hj resolvi ir ao hospital, tomei uma na veia e fui pro inalador. De vez em quando tenho crises e posso controlar em casa mas tem vezes que só com ajuda de hidrocortisona na veia. Nós que sofremos desse mal incurável sabemos o quanto é difícil.

    ResponderExcluir